Industry 4.0
: effect on the value chain of the Portuguese footwear industry

  • Ana Rita Ferreira Pires (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Atualmente, os mercados são caracterizados por uma procura dinâmica e em constante mudança, o que cria grandes desafios para os fabricantes. Com o surgimento da indústria 4.0, os processos industriais têm vindo a sofrer mudanças significativas ao adotar tecnologias de informação modernas. A indústria 4.0 compreende a digitalização da cadeia de valor de uma empresa de manufatura, adotando tecnologias como sistemas ciber-físicos ou a internet das coisas. A indústria portuguesa do calçado apresenta uma grande variedade de procura de modelos, o que requer sistemas de produção avançados e flexíveis. A presente investigação tem em consideração esta premissa e centra-se em investigar de que forma é que a implementação das tecnologias 4.0 da indústria afeta os fabricantes portugueses de calçado ao longo da cadeia de valor, criando oportunidades de inovação na experiência do cliente, produção inteligente e qualificação dos colaboradores. De forma a criar bases para esta investigação, foi realizada uma extensa revisão da literatura. Posteriormente, foi realizada uma investigação qualitativa e exploratória com base em entrevistas de três especialistas do setor e dez representantes de empresas de calçado. Foi possível perceber que as empresas, de forma geral, estão a investir na implementação de novas tecnologias em diferentes departamentos para se tornarem mais competitivas e produtivas. No entanto, existem alguns constrangimentos relativamente à rigidez de algumas tecnologias e à atração de novos trabalhadores para o setor do calçado.
Data do prémio13 jul. 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJorge Julião (Supervisor) & Marcelo Gaspar (Supervisor)

Keywords

  • Indústria 4.0
  • Indústria portuguesa do calçado
  • Fabrico inteligente
  • Interoperabilidade
  • Força de trabalho
  • Sustentabilidade
  • Inovação da experiência do cliente

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'