Atualmente, os mercados são caracterizados por uma procura dinâmica e em constante mudança, o que cria grandes desafios para os fabricantes. Com o surgimento da indústria 4.0, os processos industriais têm vindo a sofrer mudanças significativas ao adotar tecnologias de informação modernas. A indústria 4.0 compreende a digitalização da cadeia de valor de uma empresa de manufatura, adotando tecnologias como sistemas ciber-físicos ou a internet das coisas. A indústria portuguesa do calçado apresenta uma grande variedade de procura de modelos, o que requer sistemas de produção avançados e flexíveis. A presente investigação tem em consideração esta premissa e centra-se em investigar de que forma é que a implementação das tecnologias 4.0 da indústria afeta os fabricantes portugueses de calçado ao longo da cadeia de valor, criando oportunidades de inovação na experiência do cliente, produção inteligente e qualificação dos colaboradores. De forma a criar bases para esta investigação, foi realizada uma extensa revisão da literatura. Posteriormente, foi realizada uma investigação qualitativa e exploratória com base em entrevistas de três especialistas do setor e dez representantes de empresas de calçado. Foi possível perceber que as empresas, de forma geral, estão a investir na implementação de novas tecnologias em diferentes departamentos para se tornarem mais competitivas e produtivas. No entanto, existem alguns constrangimentos relativamente à rigidez de algumas tecnologias e à atração de novos trabalhadores para o setor do calçado.
Data do prémio | 13 jul. 2021 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Jorge Julião (Supervisor) & Marcelo Gaspar (Supervisor) |
---|
- Indústria 4.0
- Indústria portuguesa do calçado
- Fabrico inteligente
- Interoperabilidade
- Força de trabalho
- Sustentabilidade
- Inovação da experiência do cliente
Industry 4.0: effect on the value chain of the Portuguese footwear industry
Pires, A. R. F. (Aluno). 13 jul. 2021
Tese do aluno