Industry 4.0 and the global automobile context
: the german situation and the specific BMW’s case until the BMW and Daimler’s Joint Venture

• Diana Isabel da Silva Rosa (Aluno)

A tese que se segue, para a qual foi escolhido um formato de estudo de caso, é focada na BMW, uma fabricante automóvel alemã de sucesso para clientes de classe média-alta. A eletrificação de veículos, uma pressão que veio de alguns clientes e também por uma forte legislação intergovernamental, trouxe ainda mais desafios do que a própria eletrificação, já que a tecnologia e a mobilidade como serviço surgiram no mercado pelo bem que podem fazer pelo meio ambiente. Graças a todos esses desenvolvimentos, a BMW e a indústria automobilística de uma forma geral, sentiram o início de uma crise para a qual os alemães não traziam uma boa reputação do passado, com o escândalo do diesel ocorrido. Com isso, a BMW apresenta um caso muito completo de estratégias adaptativas de negócios, uma vez que cruzou enormes dificuldades e enormes dúvidas quando comparada com qualquer outra fabricante não alemã. Sem esperar esse tipo de mudança, soluções de produção, localizações estratégicas, parcerias estratégicas e incentivos governamentais tiveram que ser estudados para atender a uma meta que, no início, a BMW não sabia quais seriam as reações.
Data do prémio26 jan 2022
SupervisorRicardo Ferreira Reis (Supervisor)

• Indústria 4.0
  • Electrificação