Influência do TikTok na imagem corporal das adolescentes portuguesas

  • Sara Margarida Gameiro Afonso de Carvalho (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Graças ao seu grande êxito num curto espaço de tempo, o TikTok tornou-se no SNS de eleição entre os mais jovens. Efetivamente, a faixa etária que mais utiliza esta aplicação de short-video são as adolescentes. Precisamente, torna-se crucial explorar a influência do TikTok durante um período de desenvolvimento tão vulnerável, em especial para o sexo feminino. A presente investigação visa, portanto, entender de que forma o fenómeno recente do TikTok impacta as perceções e construções de imagem corporal das adolescentes portuguesas. Assim sendo, durante o enquadramento teórico, além de se analisar, detalhadamente, a definição de imagem corporal, bem como as suas perceções e construções nos SNSs, visou-se também compreender a sua correlação com a autoestima e com os ideais de beleza. Por sua vez, compreender as utilizações da aplicação de shortvideo, os seus respetivos benefícios e riscos, bem como a forma como as adolescentes percecionam as suas imagens, e se autorrepresentam no TikTok, especificamente, foram objetivos da presente investigação. Consequentemente, recorreu-se à utilização do método qualitativo, conjugando-se entrevistas semiestruturadas, juntamente com uma análise de conteúdo aos vídeos divulgados por 10 adolescentes do sexo feminino, entre os 15 e os 18 anos de idade. Os resultados obtidos comprovam a frequente utilização desta aplicação de short-video entre as adolescentes, bem como efeitos menos prejudiciais quanto à satisfação corporal e autoestima das adolescentes quando comparado com outros SNSs. Verifica-se também que, embora o TikTok ainda corrobore ideias de beleza, aparenta ser o primeiro SNS em que as adolescentes se atrevem a representarem-se de formas mais autênticas.
Data do prémio20 dez. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPatrícia Dias (Supervisor)

Keywords

  • Imagem corporal
  • TikTok
  • Adolescência
  • Perceção da imagem corporal
  • Construção da imagem corporal

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

'