O presente estudo investiga a relação entre os estilos educativos parentais, osestereótipos de género e a decisão vocacional nos alunos do ensino secundário.Neste sentido, de forma a realizar a recolha de dados, foi utilizado o Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto - Q.E.E.P.-r. (Ducharne et al., 2006 adaptado por Cruz et al., 2018) para avaliar os estilos educativos parentais, e a escala de decisão vocacional Career Decision Scale (Osipow et al., 1979 adaptada por Taveira, 1997); ainda um questionário sociodemográfico, construído para o efeito. A amostra do estudo é composta por 71 participantes, 47 raparigas e 24 rapazes com idades compreendidas entre os 15 e os 18, a frequentar o 10.º, o 11.º e o 12.º ano de escolaridade. Os dados forma recolhidos numa instituição escolar pertencente ao concelho de Braga. Desta forma, analisando os resultados, não se conseguiu comprovar a existência de uma relação estatisticamente significativa entre a decisão vocacional e os estilos educativos parentais nem entre a decisão vocacional os estereótipos de género.Em relação aos estilos educativos parentais, não se verificou uma correlaçãoestatisticamente significativa com o género, nem com a idade. No que toca aos estereótipos de género, foi encontrada uma correlação negativa e estatisticamente significativa ao nível do género. Relativamente à decisão vocacional, verificou-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre as habilitações literárias da mãe e a decisão vocacional, e uma correlação negativa e estatisticamente significativa entre as habilitações literárias da mãe e a indecisão vocacional. No lado oposto não se encontrou nenhuma correlação entre a decisão vocacional, o género e as habilitações literárias do pai.
Data do prémio | 3 mar. 2022 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Ângela Azevedo (Supervisor) |
---|
- Estilos educativos parentais
- Estereótipos de género
- Decisão vocacional
- Ensino secundário
- Mestrado em Psicologia da Educação
Influência dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional de alunos no ensino secundário
Moreira, R. S. A. (Aluno). 3 mar. 2022
Tese do aluno