Influencer marketing
: criteria for the choice of an influencer

  • Maria do Carmo Marques da Silva Simões Marrana (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A importância do marketing de influenciadores tem crescido bastante nos últimos anos. Este trabalho tem como objetivo identificar quais os critérios a ter em conta na escolha de influenciadores para campanhas de marketing nas redes sociais. Nesse sentido fizemos uma revisão da literatura de forma a identificar os critérios indicados nos estudos anteriores como sendo importantes na escolha de influenciadores de redes sociais. Tendo em conta esta informação, analisamos uma base de dados com campanhas reais de influenciadores, classificamos todos estes influenciadores de acordo com os critérios identificados e comparamos com os resultados das campanhas de acordo com as métricas identificadas pela literatura. A análise de resultados demonstrou que os critérios indicados pela literatura que têm um maior impacto nas métricas analisadas pelas empresas são a confiabilidade, a saturação do perfil, a credibilidade e a atratividade. Sendo que os critérios têm um impacto maior no engagement, do que no CPM. Tendo em conta que o engagement mede as interações dos seguidores com o conteúdo e que o CPM mede o custo por mil visualizações, e uma vez que na literatura os critérios são definidos em função do seu impacto nas atitudes e comportamentos dos consumidores, é normal que as caraterísticas estudadas tenham um impacto maior no engagement. Contudo, à luz deste desajustamento entre os critérios apontadas na literatura e as métricas habitualmente consideradas pelas empresas, é essencial avaliar em que medida é que as caraterísticas dos influenciadores que os estudos científicos apontam como sendo mais relevantes têm um efeito significativo no CPM e no engagement. Este estudo poderá ter um contributo importante a esse respeito.
Data do prémio30 mar 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoana Machado (Supervisor)

Keywords

  • Influenciador digital
  • Redes sociais
  • Marketing de influenciadores
  • Credibilidade
  • Engagement
  • CPM

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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