Influenciadores digitais de tecnologia no Youtube

• Mafalda da Silva Chalaça (Aluno)

A visibilidade que o YouTube tem vindo a ganhar originou a criação de uma nova profissão: os youtubers. O teor do vídeo é comumente associado a temas em que se sentem à vontade e que vão ao encontro dos gostos pessoais. Desta forma, existem vários tipos de influenciadores digitais no YouTube. A presente dissertação explora e foca-se nos influenciadores digitais de tecnologia na plataforma referida. O enquadramento teórico é constituído pela definição e o contexto de emergência da Internet, pela Web 2.0, pelo YouTube, tendo em conta a sua definição e características. Interliga-se com Marketing e Publicidade nos social media através das técnicas de Marketing de Influência, Marketing Relacional e de Marketing de Conteúdo bem como a Publicidade Colaborativa. Incide também na emergência dos influenciadores digitais, na construção de celebridade mediática no digital, no Self-Branding, no Papel dos Influenciadores como Líderes de Opinião e, por fim, nos Influenciadores Digitais de Tecnologia. Nesta dissertação pretende-se perceber “De que forma é que os influenciadores de tecnologia portugueses se manifestam no YouTube?”. Para o efeito foi usada uma metodologia de carácter misto, através da técnica de análise de conteúdo. Desta forma, foi possível compreender as técnicas discursivas e visuais utilizadas pelos influenciadores digitais de modo a envolver a audiência, como se destacam e como abordam os produtos e as marcas.A análise indicou que os influenciadores digitais de tecnologia escolhem locais domésticos como o escritório ou o quarto, acompanhado de uma decoração maioritariamente branca, com alguns tons de azul e verde e vários aparelhos tecnológicos. Os vídeos não têm uma edição muito vincada e a câmara está estática para gravar uma espécie de conversa habitual com um amigo atrás da secretária. Esses vídeos são essencialmente reviews, unboxings e vlogs. A partir dos mesmos, envolvem-se com o público-alvo mostrando-se como apaixonados pela tecnologia e com outros gostos partilhados para além da mesma. Através das técnicas dos seus discursos, ganham a confiança da audiência, tornando-se percecionados como amigos ou conselheiros, que permitem também enriquecer os conhecimentos da audiência sobre tecnologia, através de um discurso explicativo, com ausência de pressões ou apelos diretos à compra do produto, como muitas vezes ocorre nas lojas físicas.
Data do prémio18 fev 2021
SupervisorAna Jorge (Supervisor)