Information asymmetry in public goods games

• Max-Philipp Schmidt (Aluno)

Neste estudo, o conceito de rendimento básico é tratado como uma vantagem informativa que reduz a incerteza ambiental acerca do rendimento futuro. A tomada de decisões é analisada no contexto de jogos de bens públicos lineares, seguindo uma nova configuração teórica que permite o isolamento da assimetria de informação. Além disso, é deduzida uma fórmula para quantificar a assimetria de informação. Os resultados da investigação de dois jogos de bens públicos simula-dos indicam que a exposição dos participantes a uma menor incerteza ambiental,sob a forma de concessão de um rendimento básico em cada período, leva a contribuições significativamente mais baixas para a conta do grupo, promovendo um comportamento oportunista.Também se encontram provas que sugerem que o tipo de incerteza e as percepções de justiça podem influenciar este efeito.
Data do prémio26 abr. 2021
SupervisorFilipa de Almeida (Supervisor)

• Jogos de utilidade pública
  • Rendimento básico