Inovação e marketing na imprensa portuguesa
: case study Jornal I

  • Joana Maria Moura dos Santos Miranda (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório de estágio visa o apuramento e compreensão do papel da inovação na estratégia de marketing e de comunicação na imprensa portuguesa, versando-se, essencialmente, sobre o estudo de caso do Jornal i, o jornal generalista mais novo no mercado português. Assim, divide-se em três etapas: a primeira assume um carácter teórico onde são abordados os conceitos mais importantes, bem como estudos e observações de diversos autores que discutiram e estudaram matérias relevantes para este relatório; a segunda parte consiste numa análise do caso em estudo, começando por ser feita uma breve exposição da história do jornal i e do papel do departamento de marketing na entidade, bem como do trabalho realizado durante os quatro meses de estágio curricular, nesse mesmo departamento, sendo ainda apresentadas as entrevistas realizadas a alguns colaboradores do jornal; por último, a terceira etapa é a uma reflexão crítica, tendo por base a investigação conceptual realizada, com as observações dos colaboradores e na experiência adquirida ao longo do estágio.
Data do prémio3 out. 2014
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorFernando Ilharco (Supervisor)

Keywords

  • Comunicação
  • Cultura
  • Marketing
  • Inovação

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

'