O padrão de comportamento do ser humano vem sendo modificado ao longo do tempo e a nossa preferência, costume e hábitos estão aos poucos se adaptando frente aos novos estímulos que recebemos. Nossa economia, sociedade e cultura foram alteradas frente ao que o teórico Manuel Castell chama de TIC’s – Tecnologias da Informação e Comunicação. Com este “novo” padrão cibercultural, a sociedade coloca o conhecimento em posição de destaque como recurso de valor e poder, modificando a maneira como se trabalha e estuda. Passamos então de um tradicional modelo taylorista, típico da sociedade industrial, para um modelo colaborativo e participativo. Por essa perspectiva, é capaz então de levar-se a tecnologia para dentro da sala de aula, em todos os seus níveis e mais especialmente no ensino superior, permitindo que as TIC’s sejam um eficiente suporte à atividade docente corroborando com o processo de ensino aprendizagem. Este estudo foi realizado em uma universidade privada brasileira, no estado do Maranhão, cidade de São Luís, no Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, na disciplina de Mídias Digitais. A amostra correspondeu a 30% do universo, totalizando 23 discentes da disciplina impactada com o uso das TIC’s, selecionados de forma aleatória, por meio de sorteio na plataforma digital “sorteador.com” para evitar tendenciamento das respostas. A entrevista foi utilizada para a obtenção de informações qualitativas e detalhadas acerca do que o grupo de estudo sabia, esperava, sentia e desejava com o uso das TIC’s em sala de aula pelos professores, almejando elucidar o resultado desta ação no processo de ensino aprendizado. A pesquisa revelou que a interação com as tecnologias dentro de sala de aula permite aos alunos e professores um melhor aproveitamento do tempo e conteúdo, uma vez que as aulas tornam-se mais instigantes e dinâmicas, fazendo também com que o aluno seja parte ativa do processo de construção e não apenas um mero receptor. Vale aqui também um recorte reflexivo peculiar, a sala de aula não é mais o único ambiente de compartilhamento de saber; outros ambientes, agora virtuais, também passam a compor este cenário de aprendizagem.
| Data de atribuição | 8 jun. 2018 |
|---|
| Idioma original | Portuguese |
|---|
| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
|---|
| Supervisor | Carlos Estevão (Supervisor) |
|---|
- Tecnologias da informação e comunicação
- Educação superior
- Cibridismo
- Cibercultura
- Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar
Inovação na sala de aula: o uso de TIC's como aprendizagem estratégica no processo de ensino, aprendizagem nas universidades : um estudo de caso em uma universidade maranhense
Coelho, F. M. T. D. S. (Aluno). 8 jun. 2018
Tese do aluno: Dissertação de mestrado