Inquiry-based learning in the remote learning sphere
: an education 4.0 response to the emergency remote teaching challenges

  • Tomás Miranda Seixas de Magalhães Noverça (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O termo 4.0 foi apresentado na “Hannover Fair” (Alemanha) no ano de 2011, como um conceito transfigurador das operações na Indústria, Educação e Informação. Lançando o olhar sob o ensino atual, a aceleração do processo de integração da tecnologia foi uma consequência inevitável dos condicionalismos associados à recente situação pandémica. Surge assim a oportunidade de aprofundar o estudo da harmonização da transformação digital na educação aos desafios impostos pelo ensino remoto de emergência. Este estudo propõe-se a analisar as consequências da transição abrupta para um sistema totalmente online, articulando soluções de “Inquiry-based Learning” ao conceito de “platformização” da educação. Este propósito obriga a avaliar alternativas inovadoras para responder à redução dos níveis de comunicação, motivação e retenção de conhecimento, através da conceção de uma plataforma digital institucional para partilha/consumo de vídeos entre alunos. Este estudo utiliza uma abordagem de triangulação de dados quantitativos e qualitativos para gerar assunções sobre as perceções dos alunos relativamente ao ensino remoto, IBL e “platformização” da educação. A amostra é composta por 18 alunos do ensino superior portugueses, para possibilitar a concretização de um estudo mais aprofundado e detalhado. Os resultados confirmam a queda dos níveis de comunicação, motivação e retenção de conhecimento em regime remoto, apontando benefícios inerentes à pesquisa autónoma/colaborativa, acompanhada por inferências positivas sobre a plataforma digital conceptualizada para contrariar o isolamento académico.
Data do prémio13 jul. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJorge Julião (Supervisor) & Marcelo Gaspar (Co-Orientador)

Keywords

  • Educação 4.0
  • Transformação digital
  • Inquiry-based Learning
  • Platformização
  • Communicação
  • Retenção do conhecimento
  • Engagement

Designação

  • Mestrado em Marketing

Citação

'