Instagram ad campaigns´ performance
: placement and time variables

  • Helena Sofia dos Anjos Pereira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O Marketing Digital continua a ganhar relevância, em especial os anúncios nas redes sociais como o Instagram. Assim sendo, é essencial entender como varia a performance dos anúncios de acordo com o seu posicionamento e ao longo do tempo de campanha. Este estudo compara dois tipos de posicionamento na plataforma Instagram (feed e story) e avalia a performance dos anúncios durante as semanas em que a campanha se encontra online. O presente estudo incide sobre uma empresa de comércio de produtos tecnológicos em segunda mão que anuncia na rede social. A pesquisa quantitativa e descritiva incidiu em dados secundários correspondentes a cento e cinquenta observações. Os resultados revelaram que os anúncios posicionados nos Stories apresentam uma melhor performance que anúnicos do Feed, provando assim que o posicionamento impacta significativamente os resultados das campanhas. Relativamente ao efeito temporal, verificou-se que esta variável afecta negativamente a performance já que se regista um decréscimo dos resultados durante as semanas em estudo. As conclusões retiradas são relevantes para que seja feita uma alocação do orçamento mais exacta e possa ser feita uma optimização do período de tempo em que os anúncios decorrem.
Data do prémio14 out. 2020
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPedro Miguel Gonçalves Rosa (Supervisor)

Keywords

  • Publicidade digital
  • Redes sociais
  • Posicionamento do anúncio
  • Performance ao longo do tempo
  • Instagram

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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