Integrating environmental sustainability into supply chain management
: in the case of Enpal

• Sophia Antonia Maia Seuferle (Aluno)

Esta dissertação tem como objetivo desafiar as práticas comerciais tradicionais, centrando-se nas operações comerciais principais de uma empresa e não nos produtos ou serviços que oferece. Centra-se na forma como a gestão da cadeia de abastecimento no sector das energias renováveis pode incorporar princípios de sustentabilidade ambiental. Para o efeito, foi realizada uma investigação qualitativa, utilizando o caso de uma empresa específica. A escolha recaiu sobre a empresa de energias renováveis Enpal, que se viu confrontada com o desafio de reestruturar a sua atividade para reforçar a sua responsabilidade empresarial. Para analisar a forma como a organização já adotou e irá adotar estas estratégias, são utilizados conceitos como a Gestão da Cadeia de Abastecimento Verde e a Economia Circular. Conclusões indicam que a Enpal, empresa solar, adota e busca ampliar estratégias sustentáveis na cadeia de abastecimento, alinhadas com teorias discutidas. Revela oportunidades operacionais promissoras no setor de energias renováveis. Com crescimento acelerado, empresas solares, como a Enpal, devem comprovar impacto real, não ações simbólicas. Este estudo contribui para a literatura académica neste domínio, abordando a forma como as empresas de energias renováveis podem ultrapassar os limites em termos de incorporação de práticas mais sustentáveis nas suas operações, a fim de se tornarem empresas verdadeiramente responsaveis. Em termos práticos, os líderes das empresas de energias renováveis que estão a lutar para incorporar a sustentabilidade ambiental nos seus processos fundamentais de negócio podem beneficiar dos conhecimentos e estratégias que esta investigação oferece.
Data do prémio26 jan. 2024
SupervisorNuno Moreira da Cruz (Supervisor)

• Responsabilidade corporativa
  • Sustentabilidade ambiental