Interesses nacionais no contexto da UE
: Portugal e o orçamento de longo prazo da UE para 2021-2027

• Sabrina Marques Silva Costa (Aluno)

A presente investigação pretende aprofundar a forma como os vários Estados-Membros perseguem os seus objetivos domésticos dentro da União Europeia, mais especificamente, de que forma tentam atingir os interesses da sua nação durante as negociações para a aplicação do Orçamento de longo prazo. Para esta análise, foi escolhida como caso de estudo a negociação de Portugal para o Orçamento de longo prazo da União Europeia para 2021-2027, dividindo-se a abordagem em 3 grandes partes. A primeira parte compõe a revisão de literatura das grandes teorias das relações internacionais relacionadas com os interesses nacionais no contexto europeu, bem como sobre as negociações do Orçamento de longo prazo da União Europeia e dos interesses nacionais dos Estados-Membros no contexto destas negociações. A segunda parte resume os procedimentos que conduziram as negociações do Orçamento de longo prazo até à aceitação final do mesmo, detalhando o fluxo do processo, as suas várias fases de desenvolvimento e os respetivos intervenientes. No terceiro momento, incidindo sobre o caso de estudo escolhido, é aplicada a teoria de jogo de dois níveis de Putnam (1988), onde são analisados os interesses nacionais de Portugal, bem como as diferentes estratégias observadas no decurso das negociações. Através desta opção foi possível recriar o processo de negociação tendo em contaos vários objetivos discutidos bem como as diferentes posições negociais, nomeadamente a defesa da posição negocial portuguesa durante o processo de negociações. Dando resposta às hipóteses de investigação foi possível concluir sobre a questão de partida, examinando até que ponto os interesses nacionais de Portugal estão refletidos no resultado final do Orçamento de longo prazo da UE para 2021-2027.
Data do prémio25 jul. 2022
SupervisorSónia Ribeiro (Supervisor)