A presente dissertação situa-se na temática abrangente da melhoria das escolas enquanto organizações, concentrando-se na dimensão das estruturas intermédias de coordenação que são, na verdade, os braços que operam ou resistem à mudança no quotidiano. Começamos por percorrer o pensamento científico publicado, partindo do conceito de escola enquanto organização e prosseguindo até aos fatores que explicam algum grau de imobilismo que genericamente nelas se verifica. Particularizamos a situação em Portugal, procurando demonstrar que conceptualmente está definido um enquadramento de governança, e estão disponíveis mecanismos para um trabalho de melhoria, mas que esta não ocorre nos termos que se ambicionaria. Finalmente, focamos o olhar sobre o papel das lideranças intermédias, apresentando um estudo de caso desenvolvido com três escolas, no sentido de situar, capacitar e mobilizar, de um ponto de vista de gestão, dois perfis diferentes – Coordenadores de Departamento e Coordenadores de Diretores de Turma. A análise dos dados recolhidos evidencia a importância da formação destas lideranças com vista a um exercício profissional da sua função de gestão, dado o risco elevado de não compreensão do seu papel na escola, para além da atividade docente, e consequente resistência à mudança, bloqueando ou limitando a execução da melhoria – não por falta de vontade, mas por falta de capacitação.
Data do prémio | 14 fev. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Rodrigo Melo (Supervisor) |
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- Melhoria da escola
- Gestão da mudança
- Lideranças intermédias
- Avaliação de escolas
- Mestrado em Ciências da Educação
Intermezzo na melhoria: o papel das lideranças intermédias
Barreira Duarte Bessa, A. R. (Aluno). 14 fev. 2014
Tese do aluno