Internationalization strategies in the face of constraints related to single supplier dependencies
: the case of the American wine company SYLTBAR

Título traduzido da tese: Estratégias de internacionalização face às restrições relacionadas com dependências de fornecedor único: o caso da empresa vinícola americana SYLTBAR
  • Frederic Vincent Ruess (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Embora muitas pequenas e médias empresas (PME) procurem expandir-se internacionalmente para crescer, sabe-se que enfrentam desafios que limitam a sua capacidade de o fazer. O objetivo deste estudo é demonstrar como uma PME pode crescer face aos constrangimentos. Centra-se em estratégias para ajudar as PME a ultrapassar os desafios associados à dependência de um único fornecedor para que possam avançar com a sua internacionalização. Para o efeito, foram recolhidos dados qualitativos primários e secundários, servindo o caso de uma empresa específica como exemplo ilustrativo. A empresa SYLTBAR foi selecionada devido às suas origens internacionais e à intrincada relação que mantém com o seu fornecedor, resultando num complexo processo de internacionalização. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma linha de ação recomendada para a empresa resolver o problema da dependência de um único fornecedor, facilitando, em última análise, os seus esforços de expansão internacional através de uma revisão teórica aprofundada e de uma análise exaustiva da situação da SYLTBAR. Para apoiar e dar sentido ao caso, são aplicados e explicados quadros teóricos como o modelo de Uppsala, vários modos de entrada, motivos para a internacionalização, estratégias de abastecimento único e estratégias de integração vertical. Este estudo contribui para a literatura académica neste domínio, ilustrando como a falta de direitos de distribuição exclusivos pode limitar o potencial de crescimento internacional de uma empresa. Consequentemente, são propostas quatro estratégias diferentes para resolver este problema.
Data do prémio25 jan. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNuno Cardeal (Supervisor)

Keywords

  • Processo de internacionalização
  • Pequenas e médias empresas (PME)
  • Dependência de um único fornecedor
  • Modos de entrada
  • Motivos para a internacionalização
  • Integração vertical

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'