Intervenção cognitivo-comportamental na ansiedade na performance musical
: estudo de caso múltiplo

  • Filipe José Sampaio da Silva Pires Fernandes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo desenvolveu-se devido à escassez de programas de intervenção na ansiedade na performance musical (APM). Os objetivos foram contribuir para a elaboração de um manual de intervenção em grupo em APM, após revisão de literatura, e averiguar a adequabilidade de estratégias e atividades desenvolvidas, numa intervenção com adolescentes de uma escola de música, através de um estudo de caso múltiplo, parte de um estudo de proof-of-concept. Foram implementadas quatro sessões junto de cinco participantes, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos. Foram avaliados os níveis de APM e de ansiedade-traço antes e após a intervenção, com recurso ao MPAI-A e ao STAIC C-2, respetivamente. Foi realizado um diário de bordo, sintetizando o funcionamento das sessões e apontando aspetos relevantes sobre o envolvimento dos participantes. Registou-se uma diminuição da média dos scores totais. Registou-se uma diminuição de sintomatologia em dois participantes e aumento em três. Participantes com maior adesão terapêutica apresentaram melhores resultados. Percebeu-se a utilidade de estratégias de psicoeducação, reestruturação cognitiva e respiração diafragmática. Os resultados do estudo contribuem para perceber a adequabilidade de diferentes estratégias, assim como alterações necessárias ao manual de modo a poder avançar para estudos futuros de viabilidade do programa.
Data do prémio13 jul. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPedro Dias (Supervisor) & Lurdes Veríssimo (Co-Orientador)

Keywords

  • Ansiedade na performance musical
  • Intervenção cognitivo-comportamental
  • Proof-of-concept
  • Estudo de caso múltiplo

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

'