O presente estudo desenvolveu-se devido à escassez de programas de intervenção na ansiedade na performance musical (APM). Os objetivos foram contribuir para a elaboração de um manual de intervenção em grupo em APM, após revisão de literatura, e averiguar a adequabilidade de estratégias e atividades desenvolvidas, numa intervenção com adolescentes de uma escola de música, através de um estudo de caso múltiplo, parte de um estudo de proof-of-concept. Foram implementadas quatro sessões junto de cinco participantes, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos. Foram avaliados os níveis de APM e de ansiedade-traço antes e após a intervenção, com recurso ao MPAI-A e ao STAIC C-2, respetivamente. Foi realizado um diário de bordo, sintetizando o funcionamento das sessões e apontando aspetos relevantes sobre o envolvimento dos participantes. Registou-se uma diminuição da média dos scores totais. Registou-se uma diminuição de sintomatologia em dois participantes e aumento em três. Participantes com maior adesão terapêutica apresentaram melhores resultados. Percebeu-se a utilidade de estratégias de psicoeducação, reestruturação cognitiva e respiração diafragmática. Os resultados do estudo contribuem para perceber a adequabilidade de diferentes estratégias, assim como alterações necessárias ao manual de modo a poder avançar para estudos futuros de viabilidade do programa.
Data do prémio | 13 jul. 2023 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Pedro Dias (Supervisor) & Lurdes Veríssimo (Co-Orientador) |
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- Ansiedade na performance musical
- Intervenção cognitivo-comportamental
- Proof-of-concept
- Estudo de caso múltiplo
Intervenção cognitivo-comportamental na ansiedade na performance musical: estudo de caso múltiplo
Fernandes, F. J. S. D. S. P. (Aluno). 13 jul. 2023
Tese do aluno