Intervenção de conservação e restauro de uma escultura em madeira policromada do séc. XVIII

• Ana Catarina Santos Neto (Aluno)

O estágio centrou-se no tratamento de conservação e restauro de uma escultura em madeirapolicromada, Deus Pai, datada dos finais do Séc. XVIII cedida pelo Museu da Misericórdia doPorto. A intervenção decorreu nas Oficinas do Centro de Conservação e Restauro daUniversidade Católica Portuguesa- Escola das Artes.Foi realizado o levantamento histórico e iconográfico da obra, o estudo analítico e posteriorintervenção de conservação e restauro.A escultura Deus Pai, tratando-se de um objeto religioso e com um propósito museológico, foisubmetida a um tratamento conservativo. Desta forma não se cria um “falso histórico” devidoà ausência de documentos e fotografias do mesmo, assim como à reduzida ou inexistência deobras com o mesmo caracter iconográfico, semelhantes à obra em estudo.Realizaram-se estudos que permitiram a compreensão do contexto histórico e artístico dosmateriais e das técnicas decorativas, tendo sido realizados as seguintes técnicas analíticas:fluorescência induzida por radiação ultra-violeta, fotografias a dino-lite, identificação damadeira, raman e xrf.O bem cultural, foi intervencionado tendo em consideração a estabilização física, a restituiçãoda funcionalidade e a devolução de leitura que foi alterada com o aparecimento da camada depreparação aquando do destacamento da policromia.Existiram diversos desafios durante o processo, que geraram dúvidas, porém após um consensoforam ultrapassados tendo em conta a escultura e a sua finalidade artística.A falta de documentação com informações relativas à escultura, tornou-a num desafio, sendonecessária uma extensa pesquisa de forma a decifrar a sua atribuição e data de execução. Quantoao autor e local onde permaneceu até pertencer ao Museu da Santa Casa da Misericórdia aindaé uma incógnita.
Data do prémio22 jan 2020
SupervisorNuno Camarneiro (Supervisor), José Ferrão Afonso (Co-Orientador) & Carla Felizardo (Co-Orientador)

• Deus Pai
  • Escultura