Intra-industry spillover effect on the US CDS market

• Djamil Calvin Pusch (Aluno)

Este estudo utiliza a Metodologia de Estudo de Eventos para verificar se os eventos de classificação de crédito da agência de classificação de crédito S&P Global têm impacto nosspreads de Credit Default Swap (CDS) das empresas incluídas no índice S&P 500 entre junho de 2013 e maio de 2017. O estudo incorpora uma segmentação da indústria para quantificar o efeito de transbordamento que um evento de crédito pode ter em empresas concorrentes não relacionadas a esses mesmos eventos. São analisados 127 melhoramentos e 124 rebaixamentos. Os resultados indicam que os mercados de CDS não experimentam sistematicamente mudanças anormais de spread para rebaixamentos, enquanto que os melhoramentos não são mais antecipados. Os mercados de Credit Default Swap não devem ser simplificados ao nível de mercado, as indústrias devem ser consideradas, pois há sinais de reações heterogéneas às mudanças de classificação de crédito das referidas indústrias. Há evidências provisórias de repercussões intra industriais para empresas não relacionadas com os eventos, mas o apoio não é inequívoco.
Data do prémio21 out. 2022
SupervisorIvan Alfaro (Supervisor)