Introdução de tablets no ensino do manual em papel ao manual digital

• Vanda do Carmo Canhoto Lopes Marques (Aluno)

No presente trabalho pretendemos caracterizar a introdução e utilização do tablet como manual digital em substituição do tradicional manual em papel, em contexto educativo no Agrupamento de Escolas de Cuba. Sendo uma tecnologia pioneira em contexto educativo, apoiada pela Direção de Serviços da Região Alentejo e acompanhada pedagogicamente pela Universidade Católica Portuguesa, no sentido de alterar as práticas de ensino/aprendizagem, urge conhecer a realidade da utilização da referida tecnologia em contexto escolar concreto, para identificar possíveis mudanças, dificuldades ou limitações. Para tal, depois de analisar o que a literatura diz sobre as questões e conceitos teóricos implícitos neste estudo, procedeu-se à definição do problema, apontámos as proposições e indicámos as questões orientadoras da nossa investigação. Acrescentámos a descrição da opção metodológica que nos levou a escolher o estudo de caso e a análise dos dados fez-se cruzando informação proveniente de diferentes fontes e diferentes instrumentos (análise documental, entrevistas e questionários a alunos e professores). Os resultados mostraram que o tablet poderá ser um recurso que pode captar a atenção dos alunos e ser um agente de motivação e participação. Para os professores o tablet pode ser um excelente recurso na aplicação de estratégias inovadoras e funcionar como um meio para cativar os alunos no desenvolvimento do conhecimento e estímulo do seu próprio raciocínio. Como principais obstáculos do uso do tablet nas escolas, podemos referir, problemas técnicos e o tempo de preparação de materiais realmente interativos.
Data do prémio3 jun. 2015
SupervisorJosé Reis Lagarto (Supervisor)

• Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Tablet