Inventariação, tratamento e acondicionamento da coleção de numismática do Museu da Misericórdia do Porto
: MMIPO

• Ana Catarina Caeiro Joaquim Lopes Cordeiro (Aluno)

O presente trabalho surge no âmbito da dissertação de Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais e da bolsa de mérito atribuída pela Santa Casa da Misericórdia do Porto. Tem como objeto de estudo a coleção de numismática do Museu da Misericórdia do Porto (MMIPO) e como principais objetivos a inventariação, o tratamento e o acondicionamento da referida coleção, bem como o desenvolvimento de metodologias de inventariação e limpeza adequadas a coleções de numismática no âmbito da conservação e restauro. A metodologia aplicada para a elaboração deste projeto consistiu na criação de normas de inventário especializadas para numismática, na realização do inventário das 1309 moedas que constituem a coleção, e no levantamento de estado de conservação de todas elas. Posteriormente, definiu-se o método de acondicionamento a aplicar e escolheu-se o grupo de moedas a intervencionar. Optou-se por um grupo de 35 moedas em liga de bronze que apresentavam necessidade de intervenção. A metodologia de limpeza aplicada a este grupo teve como objetivo a preservação da pátina de oxidação. Para a intervenção de conservação e restauro, realizou-se primeiro a análise de Microscopia Eletrónica de Varrimento com Dispersão de Energia (SEM-EDS) para confirmar a constituição da liga. De seguida, efetuaram-se doze testes de limpeza, entre os quais limpezas mecânicas, químicas, por ultrassons e com CO2 supercrítico, por forma a determinar qual a mais eficiente e menos prejudicial para a conservação das moedas. Realizou-se a análise de Espectroscopia de Infravermelhos por Transformada de Fourier (FTIR) para confirmação dos resultados da limpeza com CO2 supercrítico. A limpeza mecânica foi a que apresentou melhores resultados a par com a limpeza química tradicional com ácido acético e ácido etileno diamino tetra-acético (EDTA), ao contrário da limpeza com CO2 supercrítico, que obteve os piores resultados. A limpeza com ultrassons aparenta ser promissora, no entanto necessita de um estudo mais alargado. Foi ainda feito um estudo de forma a comparar se o uso de inibidor de corrosão Benzotriazol (BTA) tem influência na limpeza e no aspeto final das moedas. Optou-se pela aplicação de cera microcristalina como camada protetora. Por fim as moedas foram acondicionadas individualmente em bolsas de polipropileno de baixa densidade.
Data do prémio13 jan 2021
SupervisorEduarda Vieira (Supervisor) & Nuno Camarneiro (Co-Orientador)

• MMIPO
  • Numismática