Investigação e desenvolvimento de tabletes de chocolate e produtos de confeitaria

• Ana Catarina de Castro Oliveira (Aluno)

O consumo de chocolate é observado mundialmente, no entanto, em Portugal regista-se um consumo inferior face a outros países da Europa, sendo o chocolate preto o tipo de chocolate preferido. As tendências alimentares juntam nos últimos anos o prazer associado ao ato da alimentação, a saúde e o bem-estar e a conveniência, e, por meio disso, a investigação e o desenvolvimento de produtos apresentam-se como áreas fundamentais. A Imperial – Produtos Alimentares, S.A., tratando-se de uma empresa que aposta e investe na inovação e no desenvolvimento contínuo de produtos alimentares, viu a oportunidade de fazer responder às necessidades do consumidor e às tendências e, desta forma, o presente relatório de estágio reflete o desenvolvimento de novos produtos na área das tabletes e dos drageados de chocolate, nomeadamente, tabletes de chocolate com inclusões de pepitas de lima e com cereais crocantes, e cereais cobertos com chocolate de leite. O desenvolvimento destes projetos compreendeu várias fases até alcançar o protótipo final, entre elas a investigação de matérias-primas e o desenvolvimento laboratorial propriamente dito. A validação e aprovação do protótipo foi efetuada mediante a realização de testes sensoriais e, posteriormente, conforme o caso, por intermédio de um teste à escala industrial. Diante disto, foram desenvolvidos os elementos obrigatórios relativos à rotulagem para desenvolvimento da embalagem do produto. Em conclusão, os objetivos gerais e específicos definidos para este trabalho foram atingidos, na medida em que os projetos delineados foram executados, e também avaliados e aprovados. Adicionalmente, foram identificadas sugestões de melhoria, por forma a contribuir positivamente para o futuro desenvolvimento dos vários projetos de desenvolvimento de produtos da empresa.
Data do prémio1 mar. 2024
SupervisorSofia Alexandra Almeida Ferreira Vieira da Silva (Supervisor)

• Chocolate
  • Tabletes de chocolate