Investigating cognitive network similarity in breast cancer detection

• Julian Berger (Aluno)

Identificar preditores de desempenho coletivo na tomada de decisão médica, que exigem que os diagnosticadores formulem julgamentos de forma independente, é de fundamental importância para um cuidado eficaz. O Programa Alemão de Rastreio por Mamografia representa um excelente exemplo de tal situa̧cão em que as decisões diagnósticas são atualmente feitas por, pelo menos, dois indivı́duos. Dada a sua importância, o presente estudo combinou conclusões suscitadas por investiga̧cão sobre modelos mentais e sobre redes neuronais nas ciências cognitivas, para estudar a cogni̧cão e o desempenho diagnóstico de radiologistas experientes, na sua capacidade de identificar corretamente a preseņca de cancro em imagens de mamografia. O estudo baseia-se num desenho de métodos mistos, incorporando o conhecimento obtido apartir de entrevistas com radiologistas experientes, numa investiga̧cão transversal subsequente em redes cognitivas referentes a sinais de cancro relevantes em diagnósticos de mamografia. Redes cognitivas foram elicitadas em radiologistas treinados empregados no programa nacional de rastreio e comparadas, com base na sua estrutura,comprimentos da liga̧cão, grau e agrupamento. Divergências entre as redes dos radiologistas foram reveladas por meio de análises visuais e numéricas. No entanto, os resultados de modelos lineares generalizados mistos indicaram quase inequivocamente que as divergências e semelhaņcas não estavam associadas ao desempenho diagnóstico e à semelhaņca diagnóstica na tomada de decisão diádica. O resultado central do presente estudo sugere, no entanto, que clusters mais precisamente definidos dentro de redes, representados por meio de baixo coeficiente de agrupamento, foram associados à classifica̧cão correta de imagens em categorias diagnósticas, o que apresenta futuras oportunidades de pesquisa. O estudo conclui com a identifica̧cão de três limita̧cões presentes tanto nesta investiga̧cão quanto em investiga̧cões anteriores e apela a uma avalia̧cão crı́tica renovada dos pressupostos fundamentais subjacentes aos estudos atuais de redes cognitivas.
Data do prémio5 nov 2021
SupervisorRui Gaspar (Supervisor)