Investing in Euro equity markets through Parametric Portfolio Policies (PPP)
: a feasibility analysis of the PPP approach on principal euro-zone stock markets

• Federico Zanello (Aluno)

Neste documento exploramos a abordagem da política de carteira paramétrica (PPP) proposta por Brandt, Santa Clara e Valkanov (2009) sobre um conjunto investável de apenas grandes acções europeias, com o objectivo de aceitar as suas vantagens para o problema de optimização da carteira também nos mercados financeiros do Euro. Os pesos óptimos da carteira são determinados por uma função que considera três características específicas das acções: a capitalização bolsista da empresa, o seu rácio de mercado e o seu rendimento recente de 12meses atrasado. Os coeficientes desta função, correspondentes ao tamanho, valor e dinâmica,respectivamente, são estabelecidos através da optimização da utilidade média do investidor do rendimento da carteira ao longo do período amostral. Testamos o modelo tanto na amostra como fora da amostra e comparamos os resultados com as carteiras ponderadas por igual e de valor. Além disso, alargamos o caso base incluindo restrições de vendas curtas e uma análise de sensibilidade a diferentes coeficientes de aversão ao risco. Globalmente, confirmamos as melhorias da optimização paramétrica na afectação de activos. As carteiras óptimas geram desempenhos robustos, in-sample e out-of-sample, que são consistentemente superiores aos valores de ambos os parâmetros de referência. No entanto, esta metodologia apresenta uma limitação à sua utilização prática: a grande actividade comercial requerida. A partir da estimativa dos coeficientes, estabelecemos que o investidor europeu prefere sempre as acções de valor e os vencedores passados, enquanto a preferência pela dimensão depende da tolerância do risco.
Data do prémio18 out. 2021
SupervisorPaul Karehnke (Supervisor)