Investment strategies in the scope of takeovers
: drivers of Mergers & Acquisitions success probability

• Bana Ghebregergis (Aluno)

As fusões e aquisições (F&A) são uma parte fundamental da actividade financeira das empresas e um dos instrumentos de crescimento inorgânico mais prevalecentes no panorama empresarial. Contudo, menos de 50% de todas as transacções anunciadas são encerradas, quer porque as partes envolvidas não encontram um acordo satisfatório, quer porque o alvo adopta com sucesso técnicas defensivas, quer porque o alvo encontra um adquirente alternativo. Compreender por que razão as transacções são abandonadas permite-nos avaliar melhor a probabilidade de uma transacção planeada ser bem sucedida, reduzindo os custos de um anúncio e permitindo aos investidores lucrar com a arbitragem da fusão. Portanto, o presente trabalho é dedicado a este tópico fundamental e analisa vários factores microeconómicos que influenciam a probabilidade de sucesso das fusões e aquisições. O estudo faz duas contribuições para a literatura existente: Em primeiro lugar, é utilizada uma abordagem de aprendizagem mecânica para determinar se uma variável individual tem impacto no encerramento de F&A. Segundo, observa-se a relação entre a estrutura de capital do alvo e a probabilidade de sucesso das F&A. Os resultados deste estudo fornecem provas empíricas de que variáveis específicas do negócio, tais como a natureza da oferta e o método de pagamento, têm um poder explicativo significativo que explica o sucesso das F&A, enquanto os alvos só mostram um impacto moderado. O conjunto de dados utilizados neste estudo inclui 8.649 operações de F&A no período de Janeiro de 1990 a Abril de 2019.
Data do prémio25 jan 2021
SupervisorEva Schliephake (Supervisor)