Is gold a hedge or a safe haven asset in times of Black Swan events? Empirical evidence from Central Eastern European Equity Markets

• Katerina Panayotova Nedyalkova (Aluno)

O objetivo desta tese é investigar a propriedade do ouro para atuar como proteção em condições normais e como um ativo porto seguro em condições extremas 2 de Mercados de Ações da Europa Central e de Leste, no período entre 2010 e 2020. As análises descritiva e econométrica indicam que o ouro serve como uma proteção forte na República Tcheca, Alemanha, Letónia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia e como uma proteção fraca na Áustria, Croácia, Estónia, Grécia, Lituânia, Roménia, em condições normais de mercado. O ouro é um porto seguro forte na República Tcheca e um porto seguro fraco na Alemanha, Letónia, Sérvia, Eslováquia e Eslovénia. Por fim, com Google Trends, a percepção da crise do investidor é medida para explorar o caráter do ouro, no evento de Cisne Negro. Esta análise sugere que o preço do ouro aumentaria com o aumento da percepção de crise.
Data do prémio28 abr 2021
SupervisorEva Schliephake (Supervisor)