Is masculinity ruining the male skincare market?
: factors affecting men's intention to purchase skincare products

  • Maria Joana Sarmento Trigueiros Rodrigues de Carvalho (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Com o propósito de superar a associação das mulheres à indústria cosmética, este artigo tem como objetivo identificar quais as dimensões que afetam a intenção de compra dos homens relativamente a produtos cosméticos, mais concretamente produtos para a pele. Tal será avaliado ao testar variáveis pessoais (preocupações com a autoimagem e a saúde, masculinidade e perceção destes produtos) e o uso de redes sociais na intenção de compra dos homens de produtos para a pele. Para avaliar estas relações, um questionário online foi disponibilizado. Foi obtido um total de 178 respostas válidas. Os dados foram examinados através de Sistemas de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM) onde foram realizados testes à validade e a fiabilidade dos construtos, à qualidade do modelo, assim como às hipóteses sugeridas. Os resultados indicam que, nesta amostra, as preocupações com a saúde da pele por parte dos homens é a variável com o maior efeito positivo na sua intenção de compra de produtos para a pele. Igualmente, as preocupações com a autoimagem e a perceção relativa aos produtos para a pele revelam ser determinantes impactantes, expondo uma influência positiva na variável dependente. Além disso, os homens que manifestaram níveis mais elevados na variável masculinidade aparentam ser os menos propensos a comprar produtos para a pele. No entanto, consumidores masculinos com preocupações com a saúde ou que utilizam plataformas sociais mostrou não ter influência direta na intenção de compra de produtos para a pele. Os dados também sugerem que as preocupações com a autoimagem medeiam o uso das redes sociais pelos homens e a sua intenção de compra de produtos para a pele, mas as preocupações com a saúde não. Ao examinar essas influências, o uso de redes sociais expôs um impacto positivo crucial nas preocupações com a autoimagem. Este estudo é inovador visto que relaciona novos tópicos à intenção de compra de produtos para a pele e liga temas anteriormente mencionados ao sexo masculino, uma audiência pouco investigada. Estes resultados contribuem para a investigação no domínio de cuidados de pele e expandem os achados de pesquisas anteriores sobre a intenção de compra de produtos para a pele masculina. Podem ser usados para orientar novas investigações nas áreas de marketing e de vendas, auxiliando as empresas a definir estratégias para aumentar as vendas deste tipo de produto por parte dos homens.
Data do prémio13 jul. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSusana Silva (Supervisor) & Paulo Alves (Co-Orientador)

Keywords

  • Autoimagem
  • Saúde
  • Saúde da pele
  • Masculinidade
  • Redes sociais
  • Perceção dos produtos para a pele
  • Homens
  • Cuidados com a pele
  • Produtos cosméticos
  • Intenção de compra

Designação

  • Mestrado em Marketing

Citação

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