Is touch really that important?
: an analysis of the business opportunity of haptic technology in online shopping

• Henrique Leitão Agostinho (Aluno)

A experiência do consumidor entrou numa nova realidade com o surgimento da Internet e da era digital. Os consumidores tornaram-se dependentes das compras online devido à conveniência de fazer compras em casa, o que economiza tempo e dinheiro. O ambiente online não inclui a experiência do toque e isso pode representar um desafio para os consumidores. O surgimento da tecnologia háptica pode ser a resposta para a falta de toque na experiência online do consumidor. A tecnologia sensorial tem a capacidade de tornar a nossa vida digital uma experiência mais realista. Este estudo exploratório visa analisar as oportunidades que a tecnologia háptica pode gerar nas compras online. A questão foi abordada de duas perspetivas. Numa primeira fase, obter insights sobre o estado atual do negócio online e os principais obstáculos que os consumidores enfrentam na hora de comprar online. Numa segunda fase, verificar qual o status atual do desenvolvimento da tecnologia háptica e se esta tecnologia tem a capacidade de melhorar a experiência de uma compra online. Os resultados revelam que a tecnologia háptica desempenhará um papel importante na indústria dos jogos, na medicina, educação e outras indústrias nos próximos anos, mas para fins de e commerce, não num curto espaço de tempo. Os resultados indicam também que as plataformas de e-commerce enfrentam ainda muitos desafios e o toque não é considerado uma prioridade. O desenvolvimento e a implementação da tecnologia háptica são considerados também uma barreira para a implementação num curto prazo de tempo.
Data do prémio13 out. 2020
SupervisorGonçalo de Oliveira Vieira Dinis Saraiva (Supervisor)

• Toque
  • Tecnologia háptica