Esta dissertação tem como objetivo analisar a evolução do jazz, um género musical outrora célebre entre o público mas que hoje é, provavelmente, considerado elitista por muitos. Porque é que o jazz era mais popular no passado? Porque é que tende a existir uma perceção elitista do mesmo nos dias que correm? Estarão os artistas contemporâneos, diretores artísticos e programadores a tentar contrariar esta atitude a respeito deste género musical, e se sim, como? Estas questões serão respondidas através de um estudo socio-histórico do jazz, com uma referência direta à programação dos festivais contemporâneos do género. Além disso, será feita uma análise da forma como a cultura popular se está a infiltrar nesta forma de arte e de como esta pode ser usada para alcançar um público maior. Nesta dissertação, será discutida de perto a maneira como festivais e artistas fazem uso da novidade para alcançar um público mais amplo de forma a que possamos eventualmente apresentar ideias de como o jazz se pode tornar mais acessível na sociedade contemporânea. Tal estudo será levado a cabo através de vários métodos de pesquisa, especialmente a análise qualitativa de literatura que aborda o tema, entrevistas a profissionais de jazz,reflexão pessoal sobre esta arte e a análise de dados quantitativos. Tudo isto levar-nos-á a considerar a noção de re-acessibilidade, um conceito que emergiu ao longodo desenvolvimento desta dissertação.
Data do prémio | 2 fev. 2021 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Diana Gonçalves (Supervisor) |
---|
- Jazz
- Música
- Cultura popular
- Festivais
- (Re-)acessibilidade
- Mestrado em Estudos de Cultura
Is yesterday´s popular genre today´s elitist art form?: the analysis of the evolution of Jazz through contemporary festivals
Debono, C. (Aluno). 2 fev. 2021
Tese do aluno