Nos últimos anos, o jornalismo e o negócio da informação tem sido transformado pela convergência tecnológica, pela entrada de novos atores no processo de distribuição noticiosa, novas formas de acesso e consumo da informação e diferentes rotinas na atividade jornalística. Todas estas mudanças assinalam a emergência do jornalismo da era 3.0, que no caso português, é agudizada por uma forte crise financeira. Neste contexto, o objetivo desta dissertação é investigar como é que os principais protagonistas do meio jornalístico percecionam as alterações introduzidas pelos agregadores de notícias online no mercado noticioso em Portugal. Este objetivo foi desdobrado num conjunto de eixos de análise: a viabilidade do modelo de negócio dos media tradicionais e dos próprios agregadores, a produção noticiosa, os padrões de consumo e a relação entre os diferentes media no contexto em mudança. Os resultados indicam contributos positivos, na medida em os agregadores abriram portas para outros negócios de media em Portugal, melhoraram e facilitam a visibilidade, a distribuição dos conteúdos e o acesso aos conteúdos noticiosos. Por outro lado, os entrevistados salientam a sua crescente dependência dos agregadores, como estes potenciam a desvalorização da marca dos media, bem como, indiretamente, a banalização dos conteúdos de informação.
| Data do prémio | 18 jan. 2017 |
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| Idioma original | Portuguese |
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| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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| Supervisor | Rita Figueiras (Supervisor) |
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- Agregadores de notícias
- Web 3.0
- Modelo de negócio
- Jornalismo
- Padrões de consumo
- Portugal
- Mestrado em Ciências da Comunicação
Jornalismo 3.0 e os agregadores de notícias online : novas formas de produção e consumo de notícias em Portugal
Santos, D. (Aluno). 18 jan. 2017
Tese do aluno: Dissertação de mestrado