Jornalismo cultural em tempos de crise
: o caso da Revista RUA na pandemia de COVID-19

• Maria Inês Marques Carneiro Neto (Aluno)

A presente dissertação procura analisar o impacto da pandemia de COVID-19 naprodução e no consumo dos conteúdos da Revista RUA, confrontando dois períodosdistintos: três meses antes (de 14 de dezembro de 2019 a 14 de março de 2020) e três meses(de 15 de março de 2020 a junho de 2020) depois do anúncio do primeiro confinamento, emmarço de 2020. Para analisar a produção jornalística, recorremos ao back office do websiteda revista (Wordpress), enquanto o consumo dos leitores foi sondado com recurso ao GoogleAnalytics e aos dados de tráfego. Com o início da pandemia, constatou-se um aumentoexponencial do consumo online, assim como um acréscimo do tempo médio passado pelosleitores no site. Entre outras mudanças, verificamos ainda uma maior produção e consumode artigos da seção Cultura. Tais conclusões devem ser enquadradas num contexto de crisesanitária e de confinamento sem precedentes para a população portuguesa. Tratando-se de estudos de caso limitado num horizonte temporal específico (seis meses), não foi possível comparar resultados com outras publicações nacionais, nem confirmar a evolução de tais tendências. A pesquisa apresenta, todavia, algumas pistas de reflexão que abrem o caminho para outros estudos de caso num período mais abrangente.
Data do prémio22 mar 2021
SupervisorManuel Antunes da Cunha (Supervisor)

• Jornalismo cultural
  • Pandemia de Covid-19