Key drivers and challenges to perform marketing analytics on it markets
: a Fujitsu case study

• Ricardo Correia (Aluno)

Com o objetivo de apresentar uma solução para medir o retorno do investimento de marketing para a Fujitsu e identificar os desafios que a empresa enfrenta, este estudo inicia com a revisão literária sobre como a informação e a sua gestão contribuem para a alavancagem do marketing, passando pelo impacto que a capacidade de gestão da mesma, ou ausência dela, tem nas grandes empresas, até à análise da performance de marketing, a sua componente financeira, e a forma como se devem abordar os sistemas de apoio à medição da mesma.De seguida, é feita uma contextualização do mercado global de tecnologias de informação e do segmento mais representativo da Fujitsu, serviços.Posteriormente, é feita uma análise interna da Fujitsu, desde o seu início à estrutura atual e aos seus resultados financeiros, passando por uma contextualização do departamento global de marketing, da sua contribuição para a empresa e como tenciona apoiar a estratégia da mesma. Culminando na forma como o Grupo está a abordar a pandemia de COVID-19 e uma contextualização de como a empresa é vista externamente. Este estudo, apresenta como último ponto uma solução, para a medição de retorno do investimento de marketing, tendo como fundações os desafios que empresa apresenta. Sendo assumida uma abordagem de estudo de um caso real.
Data do prémio24 jan. 2022
SupervisorPedro Celeste (Supervisor)

• Retorno do investimento de marketing
  • Performance de marketing