OBJETIVO: O mercado dermocosmético tem sofrido muitas mudanças nos últimos anos, não só devido à intensa competição e inovação no mercado, mas também, às mais recentes mudanças no comportamento do consumidor devido à última pandemia de COVID-19 que se espera ter um efeito de longo prazo nos hábitos de compra do consumidor. Com a explosão do mercado de e-commerce, os consumidores que procuram alternativas ao canal farmácia, têm agora acesso a dezenas de opções. A distribuição online de dermocosméticos é realizada por grandes “e-commerce players”, “e-stores”, farmácias online e lojas online de distribuição moderna (como a Wells). Com o desafio de se tornar a marca número um no mercado dermocosmético, a La Roche- Posay precisará de consolidar todos os perfis de mercado, desde a sua prioridade com o canal de farmácia, o crescente canal de distribuição moderna (parafarmácias) e o e-commerce. METODOLOGIA: Os dados foram recolhidos a 180 inquiridos maioritariamente da Área de Lisboa através de um inquérito, realizado através do Qualtrics. O inquérito dividiu-se em três seções, em primeiro, analisando a perceção do inquirido sobre o mercado dermocosmético, seguido da notoriedade da marca La Roche-Posay e concluindo com dados sociodemográficos. Num momento posterior da pesquisa, foi realizado um focus group para obter mais informações sobre os resultados iniciais do inquérito. No que se refere à informação do mercado dermocosmético, foi utilizado o IQVIA para extrair os dados de Sell-Out do mercado, a sua evolução e principais concorrentes.
Data do prémio | 24 jan. 2023 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Pedro Celeste (Supervisor) |
---|
- Mercado dermocosmético
- Solares
- Corpo
- Acne
- Proteção diária
- Farmácia
- Parafarmácia
- E-commerce
- Distribuição moderna
- Pandemia
- Covid-19
- Comportamento consumidor
- Hábitos
- Competição
- Tendências dermocosméticas
- Influência das redes sociais
- Mestrado em Gestão Aplicada
La Roche-Posay’s path to the leadership of the dermocosmetic market
Teixeira, F. P. (Aluno). 24 jan. 2023
Tese do aluno