La Roche-Posay’s path to the leadership of the dermocosmetic market

  • Filipe Pereira Teixeira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

OBJETIVO: O mercado dermocosmético tem sofrido muitas mudanças nos últimos anos, não só devido à intensa competição e inovação no mercado, mas também, às mais recentes mudanças no comportamento do consumidor devido à última pandemia de COVID-19 que se espera ter um efeito de longo prazo nos hábitos de compra do consumidor. Com a explosão do mercado de e-commerce, os consumidores que procuram alternativas ao canal farmácia, têm agora acesso a dezenas de opções. A distribuição online de dermocosméticos é realizada por grandes “e-commerce players”, “e-stores”, farmácias online e lojas online de distribuição moderna (como a Wells). Com o desafio de se tornar a marca número um no mercado dermocosmético, a La Roche- Posay precisará de consolidar todos os perfis de mercado, desde a sua prioridade com o canal de farmácia, o crescente canal de distribuição moderna (parafarmácias) e o e-commerce. METODOLOGIA: Os dados foram recolhidos a 180 inquiridos maioritariamente da Área de Lisboa através de um inquérito, realizado através do Qualtrics. O inquérito dividiu-se em três seções, em primeiro, analisando a perceção do inquirido sobre o mercado dermocosmético, seguido da notoriedade da marca La Roche-Posay e concluindo com dados sociodemográficos. Num momento posterior da pesquisa, foi realizado um focus group para obter mais informações sobre os resultados iniciais do inquérito. No que se refere à informação do mercado dermocosmético, foi utilizado o IQVIA para extrair os dados de Sell-Out do mercado, a sua evolução e principais concorrentes.
Data do prémio24 jan. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPedro Celeste (Supervisor)

Keywords

  • Mercado dermocosmético
  • Solares
  • Corpo
  • Acne
  • Proteção diária
  • Farmácia
  • Parafarmácia
  • E-commerce
  • Distribuição moderna
  • Pandemia
  • Covid-19
  • Comportamento consumidor
  • Hábitos
  • Competição
  • Tendências dermocosméticas
  • Influência das redes sociais

Designação

  • Mestrado em Gestão Aplicada

Citação

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