Este estudo explorou a influência da origem do diamante (cultivado em laboratório vs. natural) na intenção de compra através da perceção de escassez, com o tipo de marca como potencial fator moderador. Foi realizada uma experiência entre sujeitos com um desenho fatorial 2x2, envolvendo 253 participantes a quem foi apresentado aleatoriamente um de quatro cenários relativos à origem do diamante (cultivado em laboratório vs. natural) e ao tipo de marca (luxo vs. sem marca). O estudo empregou uma análise de mediação moderada utilizando a macro PROCESS de Hayes (Modelo 7). Os resultados mostram que a origem do diamante está diretamente associada à perceção de escassez, provando que os diamantes cultivados em laboratório são vistos como menos escassos do que os diamantes naturais. Além disso, a perceção de escassez está positivamente associada à intenção de compra, confirmando que a escassez desempenha um papel crucial na procura do consumidor. No entanto, o efeito moderador do tipo de marca não foi significativo, o que sugere que o prestígio da marca não influencia significativamente a relação entre a origem do diamante e a perceção de escassez ou a intenção de compra.
Data do prémio | 14 out. 2024 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Kurt Paul Munz (Supervisor) |
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- Diamantes cultivados em laboratório
- Diamantes naturais
- Escassez
- Marcas de luxo
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas (mestrado internacional)
Lab-grown vs. natural diamonds: a moderated mediation analysis of how brand type and perceived scarcity influence consumer purchase intentions
Habsburg-Lothringen, M. T. B. N. B. (Aluno). 14 out. 2024
Tese do aluno