Atualmente, a maioria das organizações estão sujeitas a mudanças que ocorrem deforma demasiado constante e abrupta, bem como a um crescimento lento. Neste sentido, os quadros de liderança trabalham para investir muito esforço em assegurar uma comunicação eficaz no sentido de ajudar a empresa a avançar em termos de potencial e progresso. No contexto do engagement e motivação dos colaboradores,pode afirmar-se que os líderes dentro das empresas são necessários a trabalhar continuamente o seu comportamento de liderança, contribuindo consequentemente para um maior sucesso organizacional. Os funcionários passam por tantas mudanças e perturbações que muitos líderes duvidam se têm eficácia para contribuir para fazer avançar a organização. Deste modo, pretendemos identificar o impacto geral que os vários comportamentos de liderança em alturas de mudança organizacional têm em diversos aspetos organizacionais, como por exemplo, na comunicação interna, na motivação dos funcionários e nos seus níveis de engagement. Assim, através de uma análise quantitativa e qualitativa, com um inquérito distribuído aos colaboradores da Nielsen IQ Portugal que recolheu 102 respostas, e através de uma seleção criteriosa de 4 líderes dentro da organização para realização de entrevistas, foi possível apreender melhor o nível de engagement dos funcionários atuais, a sua visão sobre comportamentos de liderança e como foi organizado o processo de mudança. A nossa investigação indica que, não só a liderança é vista como a chave para aumentar os níveis de motivação e para uma implementação bem-sucedida da mudança, como também tem um impacto global positivo sobre estes elementos.
| Data do prémio | 21 fev. 2022 |
|---|
| Idioma original | English |
|---|
| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
|---|
| Supervisor | Fernando Ilharco (Supervisor) |
|---|
- Comportamentos de liderança
- Organizações
- Comunicação interna
- Mudança organizacional
- Engagement
- Mestrado em Ciências da Comunicação
Leadership behaviours and the motivation and engagement of employees in organizational change: the case of Nielsen IQ Portugal
Almeida, J. M. A. R. N. D. (Aluno). 21 fev. 2022
Tese do aluno: Dissertação de mestrado