A crise do Covid 19 exacerbou as condições VUCA no mundo empresarial, apresentando aos gestores novos desafios e oportunidades. Este documento explora estes desafios e oportunidades num estudo industrial e examina o papel das capacidades dinâmicas numa situação de crise. A tese analisa uma empresa fintech para avaliar o seu desempenho de liderança durante o Covid19. As conclusões destinamse a facilitar os processos de aprendizagem e reflexão e a permitir uma melhor gestão de crises no futuro. Para assegurar uma metodologia consistente, esta tese conduz uma análise de dados secundários examinando a literatura relevante sobre liderança e gestão de crises. Durante a pandemia, cinco áreas críticas de liderança emergiram como importantes: comunicação eficaz, construção de uma equipa forte, inteligência emocional e empatia, tomada de decisões sólidas e confiança. Estas áreas são aplicadas numa abordagem de avaliação e reflexão iterativa as capacidades dinâmicas. Além disso, os dados primários foram recolhidos através de doze entrevistas semiestruturadas com gestores, que foram analisadas utilizando a abordagem de análise temática. A empresa confirmou as áreas previamente identificadas na literatura como críticas em tempos de crise. Contudo, verificouse que não existia uma abordagem clara de cima para baixo nem um conceito claro para enfrentar os novos desafios que surgiram e para tirar partido das oportunidades que surgiram. A avaliação da empresa sugere que apesar da falta de consenso, a organização foi capaz de enfrentar os desafios levantados pelo Covid19. E demonstrou fortes capacidades dinâmicas a nível de equipa e individual.
Data do prémio | 10 mai. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Ricardo Reis (Supervisor) |
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- Covid19
- Fintech
- Liderança
- Capacidade dinâmica
- Desafios & oportunidades
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Leadership in crisis: challenges and opportunities of a fintech company
von Rhade, F. E. S. (Aluno). 10 mai. 2023
Tese do aluno