As startups tornaram-se um conceito familiar para a maioria das pessoas, porém há ainda muito a aprender sobre este modelo de negócio. Estes novos empreendimentos são “dotados” de um ambiente particularmente instável e volátil, o que afeta também a experiência dos colaboradores. Sendo as equipas uma das partes mais relevantes das startups, merecem uma atenção especial que procure estratégias que possam benefeciá-las. A liderança tem sido apontada como crucial no desenvolvimento de uma startup. Mesmo que a literatura sobre o assunto não seja abundante, pode-se afirmar que o estabelecimento e o crescimento de startups estão indissociavelmente ligados à liderança. Portanto, as práticas de liderança também podem impactar o ambiente de startups e, consequentemente, proporcionar uma experiência positiva/negativa aos colaboradores. Considerando isto, a presente pesquisa reúne o testemunho de seguidores e líderes de três startups diferentes, por meio de entrevistas e focus group. Desta forma, foi possível entender melhor como líderes e seguidores perspetivam as práticas de liderança no seio das mesmas equipas. Assim como validar com cada participante se o ambiente condiz com o preconizado pela literatura. A presente pesquisa sugere que não apenas o ambiente corresponde ao que vimos, mas também que as práticas de liderança estão de facto a ter um impacto positivo geral no ambiente das startups. No entanto, estas mesmas práticas de liderança estão a dependentes dos próprios líderes, ao invés de ser algo trabalhado no ADN das startups.
Data do prémio | 9 fev. 2023 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Fernando Ilharco (Supervisor) |
---|
- Práticas de liderança
- Startups
- Ambiente das startups
- Ambientes organizacionais instáveis
- Liderança em novos empreendimentos
- Mestrado em Ciências da Comunicação
Leadership practices within the start-up environment: a research on the impact of leadership on the development of today’s startups
Costa, S. C. M. D. (Aluno). 9 fev. 2023
Tese do aluno