Leading tendencies nas TIC do turismo
: a restauração portuguesa no mundo online : o caso MyRestaurant

  • Helena Isabel Rodrigues da Silva Braga (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O Turismo é uma das indústrias mais importantes do Mundo, na qual assenta grande parte da sustentabilidade económica dos países destino. Agregador de várias actividades, é notória a sua dependência de um conjunto de subsectores que garantem a sua viabilidade. De entre outros, o subsector da restauração merece especial destaque, na medida em que, se por um lado, garante a subsistência do turista, por outro, e enquanto maior representante do produto Gastronomia & Vinhos, pode assumir-se um relevante factor de diferenciação na experiência turística. A introdução das novas tecnologias, em especial das TIC e da Internet, nas actividade turísticas, a par das mudanças nas motivações que impelem os fluxos turísticos, originaram o aparecimento de um “novo” consumidor mais independente, flexível e experiente. Os desenvolvimentos tecnológicos, particularmente os introduzidos pela Web 2.0, conduziram ao surgimento de um novo paradigma comunicacional assente em relações sociais online, nas quais o utilizador, além do seu tradicional papel de receptor, assume voz activa na disseminação de conhecimento, partilha de informação e experiências. Novas ferramentas online, como Websites, redes sociais e portais agregadores de oferta, passam então a liderar e a mediar a comunicação das empresas com os seus clientes. As empresas de restauração devem por isso apostar na sua requalificação e adoptar ferramentas comunicacionais que as aproximem da nova sociedade tecnológica. Assim, e tendo por base uma visão holística da restauração e da gastronomia no Turismo, pretende-se, nesta dissertação, investigar as principais tendências de comunicação tecnológica nestas áreas, nomeadamente através da apresentação de um estudo de caso – MyRestaurant -, enquanto uma ferramenta online de apoio à gestão (sobretudo ao nível da informação e comunicação) da restauração e gastronomia nacionais.
Data do prémio20 mar. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCarlos Manuel Martins da Costa (Supervisor) & Nuno Jorge Cardona Fazenda de Almeida (Co-Orientador)

Keywords

  • Turismo
  • Gastronomia
  • Restauração
  • TIC
  • Internet
  • Tendências tecnológicas
  • Comunicação e marketing digital
  • Redes sociais

Designação

  • Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação em Turismo

Citação

'