Com esta dissertação pretende-se potenciar estratégias de marketing com o intuito de elaborar um plano de comunicação adequado a Associações sem fins lucrativos. Em particular, estudou-se o caso da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APF). Actualmente, é crucial perceber o que os associados pretendem da relação com a Associação à qual pertencem. As preocupações de diversas Associações em aumentar o número dos seus associados têm crescido nos últimos anos. Contudo, vários factores têm contribuido para uma cada vez menor receita destas Associações. O clima financeiro tem sido pouco propício para que os associados mantenham o pagamento das quotas referentes à sua Associação. Porém, frequentemente, os associados não se apercebem do trabalho desenvolvido pelas suas Associações e concluem que o investimento feito no pagamento das quotas não é reflectido nos benefícios que supostamente daí advêm. Deste modo, é crucial saber comunicar com os associados e transmitir as mensagens correctas. Com estas preocupações em mente, esta dissertação foi levada a cabo com o intuito de alterar este paradigma. Para perceber as necessidades, características e motivações dos associados da APF foi criado um inquérito do qual se pretendeu retirar informação válida e pertinente. Com estes dados, juntamente com outra informação retirada de documentos da APF, foi possível elaborar um plano de comunicação específico para esta Associação. É ainda importante referir que embora este estudo seja pensado para a APF, é facilmente adaptável a outras Associações que partilhem os mesmos valores.
Data do prémio | 2015 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Rute Xavier (Supervisor) |
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Leveraging a marketing approach to improve awareness of a not-for-profit organization: portuguese Association of Physical Therapists case
Carreteiro, G. F. N. (Aluno). 2015
Tese do aluno