Leveraging control points, digital strategy, and sustainability for a competitive advantage in the professional football industry
: FC Bayern Munich as a success case in analysis

Título traduzido da tese: Tirar partido dos pontos de controlo, da estratégia digital e da sustentabilidade para obter uma vantagem competitiva na indústria do futebol profissional: o FC Bayern de Munique como um caso de sucesso em análise
  • Lennart Hilke (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta tese investiga a integração de estratégias digitais e iniciativas de sustentabilidade no futebol profissional, focando-se no FC Bayern de Munique (FCB). Ao longo de vinte anos, identifica-se a evolução dos intervenientes e os pontos de controlo no ecossistema digital deste setor. Duas questões principais norteiam a pesquisa: 1. Como as estratégias digitais e a sustentabilidade influenciam os stakeholders principais e contribuem para a vantagem competitiva de clubes como o FCB? 2. Até que ponto a sustentabilidade e a digitalização podem ser totalmente conciliadas com o sucesso no sector do futebol profissional? A análise destaca uma transição nos papéis dos stakeholders, com jogadores emergindo como influenciadores-chave, ofuscando organizações como FIFA e UEFA. Apesar da comercialização intensa do futebol e da gestão dos clubes como empresas, poucos alcançaram a rentabilidade do FCB. O sucesso do FCB é creditado à sua digitalização estratégica, gestão eficiente da marca, engajamento dos fãs e sucessos esportivos. Ademais, a pesquisa ressalta a dificuldade de conciliar sustentabilidade ambiental com os objetivos dos clubes. Contudo, a sustentabilidade econômica e social surge como fundamental para o sucesso duradouro no setor. As conclusões apontam que, embora a sustentabilidade ambiental plena seja um desafio, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE), principalmente a sustentabilidade econômica e social, é crucial para a competitividade dos clubes.
Data do prémio26 jan. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRené Bohnsack (Supervisor)

Keywords

  • Digitalização
  • Sustentabilidade
  • Ecossistema de negócios digitais
  • Pontos de controlo

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'