Da constatação de uma escola com situações de conflitualidade, parto, com alguns registos de vivências mais significativas, relacionadas com denúncias, para sua análise, interpretação e projeção para a ação futura. Emergem conflitos que revelam uma escola com estruturas vulneráveis, com deficiências de gestão e comunicação, com comportamentos e atitudes pedagógicos questionados e objetos de censura por parte de encarregados de educação que se pronunciam e queixam, na maior parte dos casos, de forma anónima ou pseudónima, com receio de represálias. Na sequência destas denúncias, surgem intervenções administrativas superiores e outras a nível de gestão interna da escola. Os órgãos e estruturas de gestão tomam, a custo, consciência do mal-estar que se vai instalando na escola. As soluções dadas ou que se pretendem dar aos problemas e conflitos não resultam porque não são adequadas. Não há uma verdadeira liderança caraterística de uma escola aprendente. A elucidação dos factos e dos atos narrados abrem para perspetivas de uma escola participada e partilhada por intervenientes e cooperadores que façam dela uma verdadeira estrutura educativa. Por isso, a partir da reflexão elucidada, impõe-se uma liderança numa escola que se deseja aprendente: aberta à mudança, cooperante, com cultura reflexiva e trabalho de equipa, em interação permanente num processo bilateral de diálogo escola-lar, casa-escola, e sem interferências negativas no processo de comunicação quer do lado do emissor quer do lado do recetor. O futuro exige da escola uma melhoria com liderança partilhada e capacidade de aprendizagem, que possibilitem a resolução positiva e criativa de conflitos.
Data do prémio | 2012 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | José Matias Alves (Supervisor) |
---|
- Conflitualidade
- Inovação
- Mudança
- Intervenientes
- Cooperadores
- Equipa
- Visão partilhada
- Comunicação
- Processo bilateral
- Melhoria
- Escola aprendente
- Liderança
- Capacidade de aprendizagem
- Mestrado em Ciências da Educação
Liderança em contexto vulnerável: aprender em escola aprendente
Novo, M. A. D. P. P. (Aluno). 2012
Tese do aluno