Liderança em contexto vulnerável
: aprender em escola aprendente

  • Maria Amélia da Ponte Pires Novo (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Da constatação de uma escola com situações de conflitualidade, parto, com alguns registos de vivências mais significativas, relacionadas com denúncias, para sua análise, interpretação e projeção para a ação futura. Emergem conflitos que revelam uma escola com estruturas vulneráveis, com deficiências de gestão e comunicação, com comportamentos e atitudes pedagógicos questionados e objetos de censura por parte de encarregados de educação que se pronunciam e queixam, na maior parte dos casos, de forma anónima ou pseudónima, com receio de represálias. Na sequência destas denúncias, surgem intervenções administrativas superiores e outras a nível de gestão interna da escola. Os órgãos e estruturas de gestão tomam, a custo, consciência do mal-estar que se vai instalando na escola. As soluções dadas ou que se pretendem dar aos problemas e conflitos não resultam porque não são adequadas. Não há uma verdadeira liderança caraterística de uma escola aprendente. A elucidação dos factos e dos atos narrados abrem para perspetivas de uma escola participada e partilhada por intervenientes e cooperadores que façam dela uma verdadeira estrutura educativa. Por isso, a partir da reflexão elucidada, impõe-se uma liderança numa escola que se deseja aprendente: aberta à mudança, cooperante, com cultura reflexiva e trabalho de equipa, em interação permanente num processo bilateral de diálogo escola-lar, casa-escola, e sem interferências negativas no processo de comunicação quer do lado do emissor quer do lado do recetor. O futuro exige da escola uma melhoria com liderança partilhada e capacidade de aprendizagem, que possibilitem a resolução positiva e criativa de conflitos.
Data do prémio2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJosé Matias Alves (Supervisor)

Keywords

  • Conflitualidade
  • Inovação
  • Mudança
  • Intervenientes
  • Cooperadores
  • Equipa
  • Visão partilhada
  • Comunicação
  • Processo bilateral
  • Melhoria
  • Escola aprendente
  • Liderança
  • Capacidade de aprendizagem

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

'