Liderança organizacional
: estudo de caso numa empresa de materiais de construção

  • António da Mota Carvalho Teixeira (Aluno)

Tese do aluno: Dissertação de mestrado

Resumo

A partir da II Guerra Mundial, o conceito da liderança organizacional, levou a que inúmeros cientistas sociais se debruçassem sobre o tema. Os resultados práticos não foram os esperados. A partir dos anos oitenta novos modelos irromperam dando continuação à dinâmica evolutiva da liderança. Sem abandonar os principais constructos das anteriores e diferentes teorias, os recentes modelos muito contribuíram para a melhoria dos sistemas de gerência, da produtividade nas organizações, e do bem-estar das pessoas.
Este trabalho tem por finalidade analisar e definir o tipo de liderança e estilo do líder da organização em estudo, MEBRA S.A., empresa comercial de âmbito generalista que opera em Portugal e no estrangeiro, na área dos materiais de construção, mais concretamente no subsector dos artigos sanitários, situada no lugar do Barreiro, Vila de Prado, Concelho de Vila Verde.
É constituído por duas partes distintas: a primeira, referindo-se ao enquadramento teórico, desenvolve a pesquisa bibliográfica e divide-se em dois capítulos, o primeiro, descreve o Ambiente Organizacional Nacional através de três sub–capítulos, Contexto Nacional, Economias Emergentes e Contingências Organizacionais; no segundo, aborda-se a Liderança Organizacional, descrevendo as Teorias mais consensuais na literatura científica: Teorias dos Traços, Teorias Comportamentais e Teorias Contingênciais. A segunda parte, referindo-se à investigação empírica, é composta por um único capítulo onde se desenvolvem os Métodos, as Técnicas e a Análise de Dados.
Na presente investigação foi utilizada uma amostra constituída por 61 sujeitos, retirados de um universo de 64, sendo 56 colaboradores e 5 dirigentes. Foram-lhes aplicados questionários científicos de auto-preenchimento, tendo os dados recolhidos sido analisados através do ―Statistical Package for the Social Sciences‖ (SPSS), versão 17.0. Aos colaboradores (n=56) foi aplicada a Escala descritiva do comportamento dos chefes LBDQ-Forma XII, aos Líderes (n=5) foi aplicada a Escala das relações entre líder / membros. De igual forma, todos responderam a um questionário Sócio-demográfico, como instrumento clarificador, caracterizando a amostra quanto ao género, estado civil, escolaridade, sector a que pertence, cargo que desempenha e há quanto tempo desempenha a função.
A partir da aplicação da primeira escala, verificamos que o resultado médio é de 39,4 (dp=11,67), com valores de fidelidade encontrados (alpha de Cronbach) de .88 para o factor Estruturação e .77 para o factor Consideração ,sendo que a média para a dimensão Tarefa é de 23,8 e (dp=8,0), enquanto que a dimensão Consideração atingiu apesar de tudo a média de 15,6 e (dp=4,9); entre líderes e membros, verifica-se que o seu resultado médio é de 20 (dp=3,61).
Desta forma conclui-se que estamos perante um líder cujo comportamento percepcionado pelos seus colaboradores é direccionado para os objectivos organizacionais, (Tarefa). Por fim, a investigação exclusivamente quantitativa, resulta das limitações encontradas ao longo do estudo, pelo que estudos posteriores deverão ser considerados a médio / longo prazo.
Data do prémio27 abr. 2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria de Fátima Rodrigues Leitão Lobo de Araújo (Supervisor)

Keywords

  • Liderança organizacional
  • Teorias organizacionais
  • Percepção do comportamento do líder

Designação

  • Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações

Citação

'