A presente investigação tem como objectivo compreender de que forma um líder pode potenciar a criatividade dos membros da sua equipa, num ambiente organizacional. Assim, o nosso corpus teórico baseia-se nos conceitos de liderança e criatividade. Na abordagem ao primeiro conceito apresentamos uma análise da sua evolução, centrando-nos especialmente nas teorias de liderança emocional de Goleman. No que se refere à criatividade, partindo de uma abordagem mais genérica, centramo-nos na especificidade da criatividade enquanto processo e enquanto uma actividade de todos os dias, socorrendo-nos essencialmente da teorização proposta por Amabile. O desenvolvimento da nossa investigação parte da Teoria Componencial da criatividade, que sugere a motivação intrínseca como o elemento da criatividade mais susceptível à acção do líder. Assim, propomo-nos a identificar elementos e formas de liderança que actuem directamente na motivação intrínseca, enquanto variável de mediação para a criatividade. A fase empírica desta investigação foca-se nessas formas de liderança e elementos para a motivação intrínseca, testando-os através de entrevistas semi-dirigidas e de inquéritos. Apesar de este último método ser tendencialmente quantitativo, todo o nosso método de análise parte de um ponto de vista qualitativo, num quadro teórico interpretativista. Como principal resultado, esta investigação sugere que a liderança emocional, centrada em três elementos – autonomia, apoio apreendido do líder e sentido –, potencia a motivação intrínseca e, consequentemente, a criatividade.
| Data do prémio | 17 out. 2014 |
|---|
| Idioma original | Portuguese |
|---|
| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
|---|
| Supervisor | Fernando Ilharco (Supervisor) |
|---|
- Liderança emocional
- Criatividade
- Motivação intrínseca
- Autonomia
- Apoio apreendido do líder
- Sentido
- Mestrado em Ciências da Comunicação
Liderar para a criatividade: o papel da motivação intrínseca no desenvolvimento de novas ideias
Bagulho, M. L. (Aluno). 17 out. 2014
Tese do aluno: Dissertação de mestrado