O presente relatório de estágio surge no âmbito do 13º Mestrado em Enfermagem, na área de Especialização de saúde infantil e pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. É seu objetivo descrever e analisar criticamente as atividades realizadas em estágio, que foram alicerçadas na aquisição e desenvolvimento de competências especializadas. Relativamente ao título de mestre, a investigação foi uma das competências que adquiri ao desenvolver um estudo de investigação, nomeadamente uma revisão integrativa de literatura. Como método integrante da revisão selecionou-se o modelo evolucionário de análise de conceitos de Beth Rodgers. Este estudo, através de um processo sistemático e rigoroso, possibilitou o desenvolvimento do conceito de literacia em saúde dos pais, com a identificação dos seus componentes e principais atributos. O relatório abrange três períodos de estágio realizados em diferentes contextos: Serviço de urgência pediátrica, Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e Neonatologia. A escolha dos locais de estágio prendeu-se com os objetivos pessoais delineados para este percurso formativo. Procurou-se que a temática central deste Relatório fosse transversal aos três locais de estágio, o que permitiu não só promover a reflexão sobre a temática junto da equipa de enfermagem, mas também deixar contributos efetivos para a melhoria dos cuidados de enfermagem na esfera da literacia em saúde dos pais. O estágio realizado no Serviço de urgência pediátrica foi essencial e muito significativo pelo aumento do corpo de conhecimentos, mobilização de saberes, habilidades e competências, e pelos processos de tomada de decisão que estes implicavam. Permitiu ainda explorar o papel que a cultura ocupa na temática da literacia em saúde dos pais. O estágio na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados permitiu desenvolver competências na prestação de cuidados especializados à criança/jovem e família em contexto de cuidados de saúde primários, no âmbito da maximização do seu potencial de desenvolvimento. Este contexto clínico permitiu observar como o conceito em estudo se comporta na prática, e através das atividades desenvolvidas foi possível alertar e sensibilizar os profissionais de enfermagem para o papel que a literacia em saúde dos pais ocupa nas suas práticas diárias. No estágio de neonatologia foi possível dar ênfase ao conceito de estudo e sensibilizar a equipa de enfermagem para como, mesmo num contexto tão específico como este, a literacia em saúde dos pais ocupa um lugar de destaque para os cuidados prestados, nomeadamente na percepção e sensibilidade que os enfermeiros devem ter sobre a forma como o conceito pode influenciar a preparação dos pais para alta clínica. O percurso formativo permitiu o desenvolvimento de competências de Enfermeira Especialista, mais concretamente de Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Ao longo de todo o percurso foram também adquiridas as competências inerentes à atribuição do grau de Mestre.
| Data do prémio | 30 set. 2021 |
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| Idioma original | Portuguese |
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| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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| Supervisor | Sílvia Caldeira (Supervisor) |
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- Literacia em saúde
- Pais
- Cuidados de enfermagem especializados
Literacia em saúde dos pais: o contributo de um novo conceito para a prática especializada
Alpoim, M. A. O. C. F. (Aluno). 30 set. 2021
Tese do aluno: Dissertação de mestrado