Literacia em saúde mental e o papel do género
: follow-up do projecto Abrir Espaço à Saúde Mental

  • Marta Sofia Afonso Luís (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A adolescência é uma fase crucial para promover a saúde mental e o bem-estar psicológico (Graham & Power, 2004) caracterizando-se pela exposição ao stress e risco que pode, potencialmente, conduzir ao desenvolvimento de problemas de saúde mental (Schulze, Richter-Werling, Mastschinger & Angermeyer, 2003). A promoção da literacia em saúde mental e o combate ao estigma devem ser realizados o mais cedo possível, já que idades precoces estão mais predispostas à aprendizagem e à mudança e as atitudes ainda são maleáveis e podendo ser alteradas mais facilmente (Corrigan & Watson, 2007; Hinshaw, 2005; Jorm, 2000). O presente estudo insere-se no projeto “Abrir Espaço à Saúde Mental”, e tem como objetivo geral avaliar o impacto da intervenção de promoção de literacia em saúde mental, realizada em contexto escolar. A amostra foi constituída por 160 jovens, entre os 11 e os 15 anos de idade, a frequentar o 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, provenientes de seis escolas públicas e duas privadas na zona norte de Portugal e que participaram nas sessões de intervenção. Para a realização da recolha de dados foi utilizado o LSMq - Questionário de literacia em saúde mental (Campos & Dias, 2014; Campos, Palha, Dias, Veiga, & Duarte, 2012), que foi aplicado aos participantes uma semana antes (pré-teste), uma semana após (pós-teste) e seis meses após a intervenção (follow-up). Os principais resultados obtidos apontam para a um aumento significativo do nível de literacia em saúde mental dos jovens, entre o momento da pré-intervenção e os momentos após a intervenção, contudo, os resultados obtidos não se mantiveram seis meses após intervenção. Com este estudo pretende-se, assim, reforçar a necessidade de se desenvolverem intervenções de promoção de literacia em saúde mental nos jovens e de realizar uma avaliação do impacto destas intervenções que acompanhe todas as etapas do projeto
Data do prémio25 jul. 2014
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorLuísa Campos (Supervisor)

Keywords

  • Promoção da saúde mental
  • Literacia em saúde mental
  • Estigma
  • Intervenções em contexto escolar

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

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