A Logoplaste é uma empresa portuguesa que está presente na manufactura de embalagens de plástico rígido desde 1976, despoletada pela falta de capacidade do mercado português de oferecer soluções de qualidade. Por trás do sucesso da empresa está o seu modelo de negócio, conhecido por “Hole in the wall”. No final de 2014 a empresa já tinha presença em 17 países em 4 continentes diferentes. Na sua abordagem estratégica para o futuro, dois mercados principais estão referenciados, nomeadamente o Reino Unido e os Estados Unidos. O objectivo é claro e ambicioso, baseado num investimento pró-activo duplicar as suas operações nestes mercados dentro de cinco anos. O caso de estudo apresentado de seguida, baseado numa profunda análise da indústria da manufactura do plástico rígido, numa compreensão aprofundada do seu modelo de negócios e tendo em conta o objectivo estratégico de crescimento da Logoplaste no mercado do Reino Unido, sugere que esta deve adoptar por fusões e aquisições. De acordo com este raciocínio seis potenciais empresas foram identificadas. Uma análise exaustiva destas seis empresas por parte da Logoplaste envolveria um grande dispêndio de tempo e uma grande alocação de recursos. Consequentemente a identificação dos critérios de selecção e a sua aplicação, de forma a restringir o número de empresas analisádas será certamente a próxima accão a ser tomada.
Data do prémio | 4 nov. 2015 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | João Simão Pires (Supervisor) |
---|
- Modelo de negócio
- Internacionalização
- Embalamento de plástico rígido
- Fusões e aquisições
- Mestrado em Gestão: Programa Internacional
Logoplaste: a market development strategy in the United Kingdom
Rodrigues, J. M. D. (Aluno). 4 nov. 2015
Tese do aluno