LSMQ CFI (questionário de literacia em saúde mental para cuidadores formais de pessoas idosas)
: estudo preliminar das características psicométricas

• Beatriz Carvalho Sottomayor Negrão (Aluno)

O presente trabalho, integrado no projeto “Expanding Mental Health”, teve como principal objetivo estudar preliminarmente as características psicométricas do LSMq CFI. O questionário é composto por 110 itens, estruturado em duas secções ¬ Secção Cuidador (58 itens) e Secção pessoa Idosa (52 itens). O estudo exploratório integrou uma amostra de 42 cuidadores formais, que se encontravam a desempenhar as suas funções em ERPI, CD e/ou SAD. Após análise preliminar dos dados, os resultados evidenciam uma frequência de respostas equilibrada na grande maioria dos itens do questionário, uma boa consistência interna das escalas tendo sido, ainda, identificada uma correlação positiva, de magnitude elevada, e significativa entre os scores totais das secções do LSMq CFI e entre estas e as diferentes subescalas do LSMq SVa. O desenvolvimento deste instrumento permitirá identificar as necessidades de literacia em saúde mental específicas deste público-alvo, possibilitando o desenvolvimento de programas de promoção e de intervenção adaptados aos cuidadores formais de pessoas idosas.
Data do prémio15 jul 2022
SupervisorLuísa Campos (Supervisor) & Pedro Dias (Supervisor)

• literacia em saúde mental
  • questionário