Lugar de silêncio
: avaliação do impacto de um programa de promoção de competências socioemocionais

  • Leonor Romano Lobo (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo procurou avaliar o impacto do programa de desenvolvimento de competências socioemocionais através da arte, designado Lugar de Silêncio, desenvolvido com estudantes do ensino secundário artístico. Através de uma metodologia mista, a presente investigação compreendeu a análise dos resultados pré e pós-intervenção da Escala de Inteligência Emocional Wong-Law e do Questionário de Satisfação com o programa Lugar de Silêncio junto dos estudantes que participaram no programa, bem como a análise de três entrevistas semiestruturadas e um focus group realizados junto de professores envolvidos na implementação do Lugar de Silêncio. Os resultados quantitativos relativos às diferenças entre pré e pós-intervenção não se revelaram significativos, porém, através do questionário de satisfação, os alunos apontaram para uma melhoria no que diz respeito à gestão das suas emoções, a conhecer melhor as emoções dos outros, e a usar melhor as emoções. Os resultados qualitativos demonstraram um impacto percebido positivo do programa Lugar de Silêncio tanto nos alunos como nos professores. Estes resultados encorajam a continuidade do desenvolvimento e aperfeiçoamento destes programas para promoção das competências socioemocionais.
Data do prémio13 jul. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorLurdes Veríssimo (Supervisor) & Pedro Dias (Co-Orientador)

Keywords

  • Competências socioemocionais
  • Inteligência emocional
  • Arte
  • Lugar de silêncio
  • Alunos de ensino secundário artístico

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

'