Luso Tea case study
: a natural brand extension in the ice-tea category

  • Bárbara Ferreira da Costa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O foco desta dissertação é perceber e avaliar a extensão de marca da Luso, Luso Tea, analisando as razões por detrás desta decisão, o processo de lançamento, o posicionamento desejado e as percepções do consumidor da marca. Luso é uma marca de origem Portuguesa, detida pela Sociedade Central das Cervejas e Bebidas, sucursal portuguesa do grupo Heineken. Com mais de 160 anos de existência, a Luso é conhecida pela sua água mineral natural homónima, líder de mercado em Portugal. Contudo, a categoria enfrentava desafios e o lucro descia para níveis alarmantes. A empresa decidiu aventurar-se em novas categorias mais rentáveis, que permitissem potenciar o reconhecimento e experiência da marca Luso. Foi tomada a decisão de lançar Luso Tea, o ice-tea feito com água do Luso e com um posicionamento mais natural e saudável comparado com outros ice-teas, permitindo à empresa a entrada no mercado dos refrigerantes. O produto foi lançado em Abril de 2014, iniciando assim o processo de expansão da marca para novas categorias. Os métodos de pesquisa incluem uma Revisão de Literatura para recolher conceitos teóricos importantes para o estudo, um Caso académico e respectiva Nota de Ensino, Pesquisa de Mercado, consistindo numa entrevista detalhada para perceber o lado da empresa neste processo de extensão de marca e numa visita exploratória ao mercado e Inquérito online para recolher as opiniões e reacções dos consumidores. Concluindo, a Luso lançou a sua extensão de marca, Luso Tea, usando a sua experiência e força para entrar numa categoria mais rentável mas ao mesmo tempo semelhante à então actual categoria da marca. Luso Tea parece ter sido bem recebida e compreendida de acordo com o posicionamento desejado, mas as marcas já reconhecidas de ice-teas não permitem valores muito favoráveis de vendas. Adicionalmente, a empresa devia considerar incluir Stevia, o adoçante natural usado em Luso Tea, na comunicação futura, pois este conhecimento mostra ter um efeito positivo na percepção do consumidor no sabor e qualidade dos ingredientes.
Data do prémio2015
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPedro Celeste (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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