Métodos de determinação do comprimento radicular em dentes decíduos
: um estudo em modelos de dentes artificiais

• Maryna Varyvoda (Aluno)

Introdução: A correta determinação do comprimento de trabalho para otratamento endodôntico de dentes decíduos é um desafio para o médico dentista devido às diferenças morfológicas e anatómicas, a exfoliação fisiológica e a frequente falta de colaboração dos pacientes. Os localizadores apicaiseletrónicos têm vindo a ser cada vez mais utilizados em dentes decíduos paraeste efeito. O objetivo deste trabalho foi testar e comparar métodos dedeterminação do comprimento do canal radicular, sendo um deles o métodoradiográfico, e os outros dois, localizadores apicais eletrónicos diferentes, emmodelos de dentes decíduos artificiais. Materiais e Métodos: Foram utilizados neste estudo seis dentes decíduos artificiais anteriores (incisivos) e seis posteriores (segundos molares). Após se ter realizados as cavidades de acesso em cada um dos dentes, os comprimentos dos seus canais radiculares foram determinados através do método radiográfico e com os localizadores apicais eletrónicos Root ZX e Proppex-L e comparados com as suas medidas reais.Resultados: Foi observado que as medições realizadas com o métodoradiográfico apresentavam uma diferença estatística significativa, quandocomparados com o tamanho real dos canais radiculares, ao contrário dasmedições realizadas com os aparelhos que localização apical eletrónica, queapresentarem-se mais fiéis ao comprimento real de trabalho. Conclusão: Os métodos de determinação do comprimento dos canais radiculares com localizador apical eletrónico foram os que demonstraram melhores resultados, provando a viabilidade destes dentes para o estudo e pesquisa em Endodontia e Odontopediatria.
Data do prémio25 nov 2021
SupervisorAnna Moura (Supervisor)