A presente investigação teve como objetivo principal perceber qual a melhor metodologia e quais as suas principais vantagens para a construção do orçamento no caso de uma empresa do setor da logística e dos transportes. A análise iniciou-se com a recolha das principais metodologias para a construção de orçamentos focando-se essencialmente no seu conceito e nas suas principais vantagens e desvantagens. Esta análise teórica serviu de base à aplicação prática na empresa estudada. De modo a conseguir responder ao objetivo deste estudo, foi utilizada uma metodologia de estudo de caso onde foi analisado todo o processo de orçamentação do ano 2016 e de 2017, de um grupo português dedicado ao setor da logística e dos transportes, recorrendo à análise direta dos acontecimentos, à análise de processos internos e a entrevistas. Os dois processos foram construídos recorrendo a diferentes metodologias, foram analisados de forma crítica e confrontados com a literatura, com o objetivo de perceber qual a metodologia mais adequada e quais são os seus principais pontos fortes e pontos fracos. Por fim, foram propostas algumas melhorias que visam aperfeiçoar o processo utilizado pela organização. Os resultados mostram que as alterações que a empresa fez do processo de 2016 para o processo de 2017 foram, de fato, positivas conseguindo uma melhoria a nível de tempo e ao nível do detalhe e rigor da informação. O método mais adequado para a construção do orçamento aproxima-se da metodologia bottom— up. Contudo, ainda existe espaço para melhorias, essencialmente a nível do tempo consumido com o processo de construção do orçamento e com o cumprimento dos prazos ao longo desse processo.
Data do prémio | 12 jul. 2017 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Rita Ribeiro (Supervisor) |
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- Controlo de gestão
- Orçamento
- Métodos de orçamento
- Logística
Métodos de orçamentação: o caso de uma empresa de logística e transporte
Santos, A. L. B. N. D. (Aluno). 12 jul. 2017
Tese do aluno